top of page
  • Foto do escritorIgor Mauricio Barreto

Você comerá menos carne em breve

Já aconteceu, você só sofrerá as consequências e não há nada que possa fazer sobre isso.


Joelho de porco, em breve mais difícil de achar.

Aconteceu a alguns anos e tem gente que ainda não se tocou disso. Talvez por nosso orgulho ocidental, ou a falta de amplitude de visão de nossa educação que deixou de nos ensinar a pensar e sim a reproduzir idéias pré concebidas.

A China é o centro do mundo.

Maior população, maior território, segunda mais economia, mais consumo, vanguarda tecnológica. Se China soltar um pum, sentimos o cheiro da América do Sul.

E eles andam soltando um bem fedido.

Há um peste suína por lá. Foram abatidos mais de 200 milhões de cabeças de porco para tentar conter a situação. Foram fechadas centenas de pequenos abatedouros. Para completar, a carne bovina e a aviária estão na mira.

Tipo assim. Eles são donos dos maiores rebanhos do mundo de tudo, boi (vaca), porco e frango. Maiores algo como mais que o dobro do segundo colocado. Na verdade, eles sacrificaram o correspondente ao segundo e terceiro, colocados juntos, quase o quarto colocado também.

Eles tem que repor isso para alimentar a população. Compra-se dos grandes produtores mundiais. O Brasil é um deles. Entretanto, se eles comprarem o rebanho Brasil, dos EUA e do Canadá, ainda não será suficiente.

Estamos batendo recorde de exportações de carne para a China desde Maio. Sem parar, mês a mês. O porco vem aumento de preço desde então, agora, o negócio está sério na carne bovina, estamos batendo recordes de preço na arroba do boi, por causa das exportações, a ponto de quem atende o mercado local, sem exportar, não estar comprando porque não consegue ter preço viável.

Isso nos leva as duas faces da moeda. Muito bom para as exportações e consequentemente para a economia. Mais dinheiro circulando, mais investimentos, maior grana no bolso até do pequeno comerciante e empresário, que vai ter que contratar, e ajudar a roda da economia girar mais rápido.

Mas...os preços das carnes subindo, vamos ver menos pernil em promoção esse fim de ano, menos carne. Mais peixe, e o tender bolinha- já que está praticamente produzido, então estará lá, sempre serelepe, com seus cravos (eca).

E com o Natal chegando, vamos xingar o supermercadista, o fornecedor, o produtor achando que eles que são capitalistas inconsequentes querendo potencializar seus lucros se aproveitando do fim de ano e o décimo terceiro.

Não, é só o cheiro do pum da China.

Só espero o dia em que os hábitos alimentares de lá começarem a botar as manguinhas de fora e começarem a conquistar o mundo globalizado….

211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page